O dispositivo chamado punção manual não estava coletando os folículos pilosos soltos um por um, mas em tiras. Com a ajuda deste dispositivo, cirurgiões plásticos que tiveram a oportunidade de coletar enxertos de melhor qualidade começaram a realizar operações de transplante capilar com mais sucesso. Assim como o método FUE não permaneceu constante, a chamada perfuração manual não foi corrigida.
A coleta rápida é uma grande vantagem na manutenção da qualidade do enxerto. Embora o dispositivo médico chamado punch manual faça uma coleta de alta qualidade, ele permanece lento devido à sua operação manual. A falha em inserir enxertos nos canais a tempo faz com que eles morram. Percebendo isso, os cirurgiões plásticos começaram a trabalhar em um dispositivo chamado micromotor. Este dispositivo faz o trabalho de um dispositivo tipo caneta chamado CHOI na técnica DHI CHOI. Em outras palavras, ele automaticamente coleta folículos pilosos e os prepara para o plantio.
Embora o dispositivo de coleta automática de enxertos denominado micromotor seja mais recente, o uso de punção manual também é muito comum. A escolha entre os dois é inteiramente do médico que irá realizar a operação. Muitos médicos profissionais continuam a operar com o dispositivo manual punch, que é um dispositivo clássico, pois permite mais intervenção.
É mais útil entender as diferenças entre o micromotor e os dispositivos manuais de perfuração em termos de materiais: